segunda-feira, 26 de março de 2012

Euribor em mínimos de 20 meses

A injecção de dinheiro no sistema monetário europeu por parte do BCE continua a pressionar as Euribor.
A média das taxas pelas quais um conjunto de bancos está disposto a emprestar dinheiro no mercado interbancário atingiu hoje o valor mais baixo desde Julho de 2010, devido sobretudo à operação de liquidez do Banco Central Europeu (LTRO), que desde Dezembro já injectou um bilião de euros no sistema financeiro.

A liquidez do banco central, combinada com juros baixos, será responsável pela redução de mais 40% no valor das Euribor. Assim, a taxa a seis meses, que é a mais usada no cálculo dos juros no crédito à habitação em Portugal, cedeu hoje para 1,103%.
No mesmo sentido, o prazo a doze meses diminuiu até aos 1,440%. Ambas as maturidades caem de forma ininterrupta há 69 sessões. Para observar um ciclo de quedas tão longo é preciso recorrer a 2009.

Também a Euribor a três meses, que serve de indicador do apetite por risco da banca, além de influenciar os juros dos certificados de aforro e o custo de financiamento de muitas empresas, recuou até aos 0,800%, acumulando também 69 sessões de quedas consecutivas.

As taxas nestes três prazos estão no valor mais baixo em 20 meses.

Os especialistas acreditam que há margem para estes indexantes continuarem a cair, aliviando a prestação da casa ao banco, até porque existe a expectativa de que o BCE possa voltar a cortar a taxa de juro de referência (refi) para a zona euro durante este ano.

Recorde-se que a instituição liderada por Mario Draghi tem neste momento a taxa de referência a níveis historicamente baixos: 1%.

FONTE: economico.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário