sexta-feira, 29 de julho de 2011

Roteiro "Parques Cidade da Amadora": Parque Aventura

Concluído em Setembro de 2005, o Parque Aventura ocupa uma zona envolvente da Ribeira da Falagueira, outrora bastante desqualificada.

Situado na confluência das freguesias de São Brás, Mina e Falagueira, ocupa área de cerca de 5 hectares e apesar de ser um espaço em que se pode encontrar vários elementos do património arquitectónico (Casa Rural da Ordem de Malta, uma ponte e um caneiro da mesma época (séc. XVI), um troço do Aqueduto de São Brás, subsidiário do Aqueduto das Águas Livres), o tema central do Parque são os desportos aventura.

 
Conta por isso com diversos equipamentos, nomeadamente uma ludoteca, um circuito de mini-golfe, uma escola de trânsito (ligação à Educação - Escola Fixa de Trânsito) para as crianças e diversos parques infantis de grandes dimensões, com torres com escorregas, torres para trepar, molas e baloiços, além das inúmeras zonas verdes pedonais e cicláveis e de diversas zonas de estadia, fontes e cascatas.

No entanto e como o Parque possui uma vasta vegetação, foi instalado um sistema de iluminação directa e colorida, que permite potenciar a mesma à noite, através de efeitos de luz/sombra/cor.

Roteiro "Parques Cidade da Amadora"

Com o mês de Agosto a chegar e o calor a querer impor-se, a Três Pisos vai a partir de hoje, dia 29 de Julho, dar-lhe a conhecer os principais parques de lazer do concelho da Amadora.

Ao longo das próximas duas semanas iremos, apresentar no nosso site e blog, os 7 principais parques da nossa cidade, onde pode praticar algum exercício físico, brincar com os seu filhos ou netos e sem dúvida usufruir de excelentes infraestruturas com total segurança.


Acompanhe-nos neste nosso roteiro pela nossa cidade e surpreenda-se!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Preços das casas desceram 2,8% em Junho. Lisboa é a mais atingida

O valor médio da avaliação bancária de habitação caiu 2,8% em Junho deste ano, face ao mesmo período de 2010, situando-se agora nos 1.128 euros/m2, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística.

Estes números representam uma descida dos preços das casas em Portugal, pois é com base nestas avaliações que são pedidos os empréstimos, logo são estes os valores mais aproximados do preço final da casa vendida.

De acordo com os dados do INE, a avaliação das casas desceu praticamente em todas as regiões, mas foi em Lisboa que a quebra foi mais acentuada, caindo 4,7% face ao mesmo período de 2010 (menos 67 euros). No Porto, as quebras homólogas foram de 4,5%.

Aliás, apenas as Regiões Autónomas apresentaram variações positivas em Junho, com as avaliações bancárias a subir 2,9% nos Açores e 1,6% na Madeira.

No que respeita à comparação com o mês de Maio, os dados do INE revelam que as maiores quebras foram registadas no Algarve e também el Lisboa, respectivamente com descidas de 1,9% e -1,5%.

FONTE: dinheirovivo.pt

terça-feira, 26 de julho de 2011

A Amadora prossegue em 2012 o Orçamento Participativo

O município da Amadora vai prosseguir a sua política de aproximação aos cidadãos e promover o Orçamento Participativo 2012. As acções do primeiro Orçamento Participativo lançado pela Câmara Municipal no ano passado estão a ser executadas. Algumas delas apenas estarão concluídas em 2012, pelo que será necessário ainda prever no próximo orçamento verbas para pagar os investimentos que não sejam finalizados até ao final do ano. 

Por isso, a verba a afectar ao OP 2012 cifra-se em 500.000 euros.

Os munícipes vão, de novo este ano, poder contribuir para a construção da cidade, apresentando propostas elegíveis ao orçamento municipal do próximo ano.

O OP 2012 baseia-se num modelo consultivo de participação individual, podendo os cidadãos participar até 30 de Outubro através do endereço electrónico orcparticipativo@cm-amadora.pt

À semelhança do ano anterior, as acções a incluir nas Grandes Opções do Plano e Orçamento 2012 serão seleccionadas em função de critérios de relevância, contributo para o reforço da coesão social e territorial que constitui um objectivo estratégico de desenvolvimento do município e de racionalidade económica e financeira.

Participe até 30 de Outubro utilizando o endereço electrónico orcparticipativo@cm-amadora.pt - Participe nas reuniões de trabalho nas Juntas de Freguesia entre 15 de Setembro e 30 de Outubro, por uma cidade mais próxima dos cidadãos!

FONTE: cyberjornal.net

Bilhete de metro vai custar mais de um euro

Os bilhetes de metro vão ficar mais caros a partir do dia 1 de Agosto. Os bilhetes simples aumentam 15 cêntimos e passam a custar mais de um euro e os passes sobem para 23,90 euros.

Aqui fica a nova tabela de preços, com os preços actuais.

Bilhetes Simples 1 Zona - 1,05 (0,90 euros);
Bilhetes Simples 2 Zonas - 1,30 (1,15 euros);
ML 30 dias Urbano - 23,90 (19,55 euros);
ML 30 dias Rede - 32,00 (28,70 euros);
Zapping 1 Zona - 1,05 (0,82 euros);
Zapping 2 Zonas - 1,30 (1,12 euros;
Metro/Parque Alvalade 41,20 (37 euros);
Passe Carris/Metro urbano 33,85 (29,45 euros);
Passe Carris/Metro rede 37,50 (32,60 euros);
Bilhete 24 horas Carris/Metro rede 4,60 (3,95 euros).

FONTE: dn.pt

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Rendas actualizadas desde 2006 são inferiores a três mil

Nos últimos cinco anos os senhorios actualizaram menos de três mil rendas antigas. Um valor muito incipiente já que a meta prevista, quando o Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) entrou em vigor em Junho de 2006, era de 20 mil rendas por ano. Tendo em conta o objectivo inicial, desde a entrada em vigor das novas regras, apenas 2,7% das rendas foram actualizadas, ainda que o anterior Governo tenha revisto anualmente o objectivo em baixa.

A nova lei pretendia simplificar o processo de actualização das rendas antigas e de valores muito baixos. No total existem 429 mil rendas anteriores a 1990. Os dados foram fornecidos pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) ao Diário Económico, que salvaguarda, contudo, que o número de rendas actualizadas pode ser superior aos dados que constam da plataforma do IHRU. Isto porque "nem todas as actualizações de renda estão registadas na Plataforma embora aí tenham sido iniciadas e atribuído o respectivo coeficiente de conservação", uma vez que "os senhorios não estão obrigados a fazer a comunicação de actualização de renda".

Na tentativa de mudar aqueles resultados, o memorando de entendimento entre a ‘troika' e Portugal prevê que o Governo apresente, até ao final do terceiro trimestre, medidas para alterar o NRAU, sendo que no final do ano já terá de haver uma proposta de lei entregue na Assembleia da República. Segundo o documento da ‘troika', o plano de reforma deve introduzir medidas que facilitem a eliminação dos mecanismos de controlo de rendas e que reduzam o prazo de pré-aviso de rescisão dos contratos de arrendamento, além de prever a agilização dos processos de despejo.

Outra das medidas previstas é a "ponderação da revisão da prorrogação legal forçada dos contratos num horizonte de 15 anos", acompanhada de regras de protecção social. Isto significa que os senhorios vão poder denunciar os contratos de rendas antigas, se o entenderem. Esta possibilidade não existia até agora: na prática, o senhorio estava impedido de o fazer devido à existência da figura da prorrogação forçada dos contratos ou, como se passou a chamar a partir de 2006, com o NRAU, do contrato de duração indeterminada. O que se pretende agora é extinguir aquela figura.

FONTE: casayes.pt

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Passaportes passam a ser concedidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que transfere dos governos civis para o director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a competência para a concessão de passaportes.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, «o número de locais para requerer o passaporte passa de 27 para 319», porque «passa a ser possível fazê-lo nas conservatórias do registo civil e demais serviços em que se pode requerer o cartão do cidadão».

De acordo com o Governo, «a atribuição desta competência ao director nacional do SEF tem em consideração o desenvolvimento de uma política de segurança dos documentos de identidade e de viagem, de harmonia com as directrizes traçadas pela União Europeia e as organizações internacionais competentes».

O executivo PSD/CDS-PP reclama que esta medida «não só assegura a manutenção do serviço de emissão de passaportes junto das populações como aumenta, de imediato, o número de locais em que se pode requerer a concessão de passaporte», o que melhora «forma muito significativa o serviço prestado ao cidadão».

FONTE: sol.sapo.pt

Câmara de Lisboa vota hoje mapa final das freguesias

A Câmara de Lisboa vota hoje a proposta final da reforma administrativa que reduz para 24 as freguesias e propõe novos nomes.

Avenidas Novas, Santa Maria Maior, Misericórdia, Estrela, Areeiro e Santo António são algumas das novas designações das freguesias.

De acordo com o mapa final, as anteriores freguesias de São Sebastião da Pedreira e Nossa Senhora de Fátima unem-se numa maior unidade política que ganhou nova designação: Avenidas Novas.

Para dar maior dimensão às freguesias de Lisboa, a proposta junta igualmente as áreas das anteriores Charneca e Ameixoeira, transformando-as na nova freguesia de Santa Clara.

Passa também a haver a freguesia da Misericórdia, que resulta da junção das Mercês com Santa Catarina, Encarnação e São Paulo, assim como a Estrela, que une a Lapa, Santos-o-Velho e Prazeres.

Já a freguesia de Santa Maria Maior junta numa única unidade política Mártires, Sacramento, São Nicolau, Madalena, Santa Justa, Sé, Santiago, São Cristóvão e São Lourenço, Castelo, Socorro, São Miguel e Santo Estêvão.

A nova unidade política de Arroios junta Anjos, Pena e São Jorge de Arroios, enquanto a nova freguesia de São Vicente resulta da junção de Santa Engrácia com a Graça e São Vicente de Fora.

A freguesia de Campo de Ourique passa a abranger as áreas de Santo Condestável e Santa Isabel e a nova freguesia de Santo António abrange as anteriores São Mamede, São José e Coração de Jesus.

Alvalade resulta da junção das anteriores freguesias de Campo Grande, São João de Brito e Alvalade, a do Areeiro reúne o Alto do Pina e São João de Deus e a de Belém junta São Francisco Xavier e Santa Maria de Belém.

São Domingos de Benfica, Marvila, Beato, Lumiar, Carnide e Campolide sofrem apenas ligeiras alterações nos seus limites administrativos oficiais e é criada a freguesia do Parque das Nações.

A proposta prevê ainda a transferência de novas competências para as juntas de freguesia, sugerindo um reforço superior a 40 milhões de euros.

Depois da câmara municipal, a proposta ainda tem que ser aprovada pela assembleia municipal e seguir depois para o órgão legislativo competente, a Assembleia da República.

Para consultar a nova divisão de freguesias consulte o mapa em:
http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/P_451_Proposta_20072011_A3_Cart.pdf

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dicas para poupar na factura dos combustíveis

Para conseguir poupar dinheiro com os combustíveis, uma das formas mais vantajosas é recorrer aos postos de abastecimento que fornecem marcas brancas. Aí pode poupar mais de 12 euros para encher um depósito de 60 litros de combustível. Contudo, pode fazer muito mais para baixar sua a factura. Aqui ficam algumas estratégias para o conseguir.

PRIVILEGIE AS MARCAS BRANCAS
Apesar dos preços dos combustíveis estarem a níveis recorde, nem todas as marcas têm preços iguais. Procure os locais onde os preços são mais baixos. Por norma, os postos de marca branca praticam preços inferiores. Esta prospecção pode valer-lhe muitos euros de poupança. A análise feita pelo Diário Económico mostra que escolher a marca branca mais barata em vez da gasolineira mais cara permite poupar entre 12,78 e 12,6 euros num abastecimento de 60 litros de gasolina e gasóleo em Lisboa, por exemplo. Para ter acesso a esta informação nem precisa sair de casa. Basta visitar o site http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/.

EVITE ABASTECER NAS AUTO-ESTRADAS
Se necessitar de abastecer o depósito de combustível tenha o cuidado de não o fazer nas auto-estradas. Se for analisar os preços praticados na gasolina e no gasóleo, facilmente irá comprovar que no ‘ranking´ de postos de abastecimento mais caros estão sempre os postos de abastecimento localizados ao longo das auto-estradas.

APROVEITE OS DESCONTOS DAS MARCAS
As petrolíferas fazem parcerias que permitem aos clientes a obtenção de descontos. A BP tem uma parceria com os supermercados Lidl. Por cada 20 euros em compras no supermercado, os clientes recebem um vale de desconto de até 0,06 euros/litro em abastecimentos iguais ou superiores a 20 litros. Já a Galp tem parcerias com o Modelo e Continente. Quem fizer compras nestes super e hipermercados no valor superior a 40 euros recebe um vale de desconto de cinco cêntimos por litro de combustível na Galp. A petrolífera também tem uma parceria com a Zon. Os portadores do cartão My Zon Card têm um desconto de 6 cênt./litro de combustível. Ao terceiro domingo de cada mês, se abastecer na Galp, a gasolineira dá-lhe um desconto de 6 cêntimos/litro de combustível. Também a Repsol tem diversas parcerias. Quem tiver o cartão Montepio Repsol tem direito a um desconto de seis cêntimos de euros por litro nesta marca.

PARTILHE O CARRO
Nas deslocações para o trabalho, uma forma de optimizar os gastos com combustível pode passar pela partilha do carro com outros colegas que morem na mesma zona. Além disso, já existem algumas plataformas na Internet de ‘car pooling´ ou de ‘carsharing´ para permitirem que várias pessoas partilhem o mesmo automóvel. Em sites como o www.carpool.com.pt/ é possível encontrar parceiros compatíveis com o seu trajecto e estabelecer um acordo de partilha. O mesmo espírito está presente na iniciativa Galpshare. Os interessados poderão aderir a esta ideia através do site http://www.energiapositiva.pt/.

CONDUZA DE FORMA ESTÁVEL
Os especialistas dizem que uma condução estável, sem arranques bruscos e travagens a fundo pode resultar numa poupança de gasolina. Para tal aconselha-se que os condutores façam a transição para uma mudança superior o mais cedo possível. Manter uma velocidade constante ajuda também a gastar menos combustível.

MANUTENÇÃO EM DIA
Uma condição essencial para evitar que o consumo de combustível suba é ter a manutenção do carro em dia. Tenha em atenção se a direcção está alinhada ou não, se os filtros de ar estão sujos ou se os pneus estão com a pressão correcta. Segundo a Agência Internacional de Energia, os pneus com pressão inferior à recomendada levam a um aumento do consumo acrescido de combustível que pode ir até 4%.

FONTE: economico.sapo.pt

domingo, 10 de julho de 2011

Novas instalações de diversos serviços da Câmara Municipal da Amadora

A Câmara Municipal da Amadora informa que diversos serviços mudaram recentemente de instalações.

Novos contactos CMA

Edifício dos Paços do Concelho
* Divisão de Gestão de Bares e Refeitórios Municipais
Av. Movimento das Forças Armadas, 2.º - Mina
2700-595 Amadora
Telefone: 214 948 616

Centro Comercial Babilónia
* Gabinete Jurídico-Administrativo – Serviço de Polícia Municipal
Av. Gago Coutinho, 42 – 2.º - Venteira, 2700-405 Amadora
Telefone: 214 369 000
Fax: 214 934 662

Urbanização Villa Park
* Divisão de Actividades Económicas
Rua Ernesto Melo Antunes, 8 – 6.º E – Venteira, 2700-003 Amadora
Telefone: 214 369 045 / Fax: 214 948 650

* CIAC – Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
Rua Ernesto Melo Antunes, 8 – 6.º E – Venteira, 2700-003 Amadora
Telefone: 214 369 046 / Fax: 214 948 650
E-mail: apoio.consumidor@cm-amadora.pt

* Divisão de Espaços Verdes
Rua Ernesto Melo Antunes, 8 – 5.º A - Venteira, 2700-003 Amadora
Telefone: 214 369 042 / Fax: 214 948 650
* Divisão de Gestão de Recursos Humanos
Rua Ernesto Melo Antunes, 8 – 4.º E – Venteira, 2700-003 Amadora
Telefone: 214 369 023 / Fax: 214 948 650
E-mail: recursos.humanos@cm-amadora.pt

* Divisão de Remunerações e Cadastro
Rua Ernesto Melo Antunes, 8 – 4.º C – Venteira, 2700-003 Amadora
Telefone: 214 369 024 / Fax: 214 948 650
E-mail: vencimentos@cm-amadora.pt

* Divisão de Trânsito e Mobiliário Urbano
Rua Ernesto Melo Antunes, 8 – 5.º A – Venteira, 2700-003 Amadora
Telefone: 214 369 064 / Fax: 214 948 650
* Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Rua Ernesto Melo Antunes, 8 – 6.º A e B – Venteira, 2700-003 Amadora
Telefone: 214 369 012 (Relações Públicas) / 214 369 012 (Imprensa)
Fax: 214 948 650
E-mail: relacoes.publicas@cm-amadora.pt / imprensa@cm-amadora.pt

* Comissão de Protecção de Crianças e Jovens
Rua Ernesto Melo Antunes, 8 – 4.º A – Venteira, 2700-003 Amadora
Telefone: 214 369 096 / Fax: 214 948 648
E-mail: cpcjamadora@gmail.com

FONTE: cm-amadora.pt

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estratégia de Reabilitação Urbana de Lisboa entra em consulta pública a 12 de Julho

A Câmara Municipal de Lisboa anunciou que a Estratégia de Reabilitação Urbana de Lisboa 2011-2024 e a Delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) estarão em consulta pública de 12 de Julho a 8 de Agosto.

Segundo o comunicado da autarquia, esta proposta foi aprovada em reunião de câmara de 27 de Abril, “tendo já obtido o respectivo parecer do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU)”.

“Além de passar a considerar como área de reabilitação urbana toda a cidade consolidada, estendendo assim todos os incentivos e benefícios previstos a qualquer intervenção de reabilitação”, a estratégia proposta assenta em vários objectivos.

“Reabilitar a cidade, aumentar a coesão social, rejuvenescer o centro de Lisboa, atrair novas famílias, fixar empresas e emprego” e “reocupar e reutilizar o edificado existente, compactar a cidade consolidada, aumentando a qualidade ambiental e a eficiência energética” são alguns dos objectivos desta estratégia.

O comunicado revela ainda que, durante este período, será realizada uma sessão de esclarecimento, “em data a agendar”.

FONTE: construir.pt

domingo, 3 de julho de 2011

Número de edifícios em Portugal cresceu 12,4% – Censos 2011

Os resultados preliminares dos Censos 2011, divulgados pelo INE, indicam que, relativamente a 2001, Portugal regista um «elevado crescimento dos alojamentos e dos edifícios, cerca de 16,3% e 12,4%, respectivamente, seguindo a tendência verificada ao longo dos últimos 30anos».

No que se refere ao número de alojamentos, o crescimento foi no entanto «inferior ao verificado nas décadas anteriores, 20,5% em 2001 e 22,1% em 1991».

O número de edifícios, por seu lado, cresceu mais do que na década anterior (+9,6%), embora menos do que o verificado na década de 80, que registou um crescimento de 15,0%.

De acordo com o INE, o crescimento no número de edifícios significa que, «na última década, o território nacional ficou com mais 390 780 edifícios destinados à habitação».

À semelhança dos alojamentos, também os edifícios têm crescimentos em todas as regiões e sub-regiões. Destaque para o Algarve, com uma variação de 24,9%, o que corresponde a um acréscimo, relativamente a 2001, de 39 938 edifícios destinados a habitação. A Madeira apresenta um crescimento de 23,0% e as restantes regiões apresentam crescimentos iguais ou superiores a 10%.

FONTE: casa.sapo.pt

Governo quer agilizar mercado do arrendamento

O Governo quer agilizar o mercado do arrendamento, adoptando medidas com vista à criação de “condições de confiança para quem queira colocar imóveis no mercado de arrendamento”.

Nesse sentido, o Programa de Governo prevê a “implementação de um mecanismo extrajudicial de despejo do arrendatário em caso de incumprimento do contrato de arrendamento, nomeadamente em caso de falta de pagamento de rendas”, ou a introdução de um mecanismo de actualização de renda (dependente das condições de habitabilidade do imóvel), que permita a sua convergência para valores mais actualizados, desenhado numa lógica de negociação privada entre senhorio e arrendatário (acompanhado da estipulação de regras de protecção social).

FONTE: construir.pt