Concluído em Setembro de 2005, o Parque Aventura ocupa uma zona envolvente da Ribeira da Falagueira, outrora bastante desqualificada.
Situado na confluência das freguesias de São Brás, Mina e Falagueira, ocupa área de cerca de 5 hectares e apesar de ser um espaço em que se pode encontrar vários elementos do património arquitectónico (Casa Rural da Ordem de Malta, uma ponte e um caneiro da mesma época (séc. XVI), um troço do Aqueduto de São Brás, subsidiário do Aqueduto das Águas Livres), o tema central do Parque são os desportos aventura.
Conta por isso com diversos equipamentos, nomeadamente uma ludoteca, um circuito de mini-golfe, uma escola de trânsito (ligação à Educação - Escola Fixa de Trânsito) para as crianças e diversos parques infantis de grandes dimensões, com torres com escorregas, torres para trepar, molas e baloiços, além das inúmeras zonas verdes pedonais e cicláveis e de diversas zonas de estadia, fontes e cascatas.
No entanto e como o Parque possui uma vasta vegetação, foi instalado um sistema de iluminação directa e colorida, que permite potenciar a mesma à noite, através de efeitos de luz/sombra/cor.