terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia Mundial do Dador de Sangue: "Mais sangue. Mais vida" é o lema de 2011

O Dia Mundial do Dador de Sangue é hoje assinalado sob o lema "Mais sangue. Mais vida". O lema deste ano visa reflectir a necessidade urgente de mais pessoas, em todo o mundo, doarem sangue frequentemente e, assim, salvarem vidas.
Depois de, em 2010, a cidade de Barcelona ter recebido as comemorações oficiais deste Dia, o evento oficial de lançamento do Dia Mundial do Dador de Sangue ocorrerá, este ano, na Argentina.

Esta efeméride é comemorada todos os anos no dia 14 de Junho com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de sangue inócuo e seus derivados para transfusões, assim como para a importante contribuição dos doadores voluntários.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, que se comemora este ano sob o lema "Mais sangue, mais vidas", a comunidade mundial reconhece o papel especial de salvador de vidas dos dadores não remunerados.
 
Segundo dados estatísticos da OMS, todos os anos, mais de 500 mil mulheres morrem desnecessariamente durante a gravidez ou o parto, das quais 99 porcento ocorrem em países em desenvolvimento.

"Uma perda de sangue grave não tratada pode matar mesmo uma pessoa saudável num espaço de duas horas. O acesso ao sangue seguro pode chegar a evitar um quarto de todas as mortes por falta de sangue", segundo a OMS.
 
Fonte: sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário